sexta-feira, 16 de abril de 2010

Continuação

Consequentemente os marinheiros ficavam sem fonte de vitamina C e acabavam sendo afectados pelo escorbuto e muitos deles não resistiam e acabavam morrendo.
A partir de 1795 deu-se início a distribuição regular de suco de lima entre os marinheiros da tripulação britânica. Posteriormente, foram introduzidas outras fontes mais ricas em vitamina C do que a lima, como, por exemplo, as laranjas, limões e outra frutas cítricas. 

Outras informações sobre a doença

Sabe-se que a carência de vitamina C afecta também o tecido conjuntivo, que, além de ser ricamente vascularizado, actua como suporte às paredes dos vasos sanguíneos, do osso, da cartilagem, etc.
Doença dos marinheiros 
Até o século XVIII, a ocorrência de escorbuto era bastante comum entre os marinheiros, pois estes passavam meses em alto mar sem ingerir frutas e verduras frescas, por este tipo de alimento estragar muito rápido, seu estuque não era garantido.

Continuação do Escorbuto

O que é Escorbuto?
Escorbuto é uma doença desencadeada pela carência de vitamina C (ácido ascórbico) no organismo. 
Sintomas?
Seus sintomas são sangramento e inflamação gengival com consequente perda dos dentes, inflamação e dor nas articulação, queda de cabelos, entre outros. Esta doença, pode, inclusive, desencadear quadro de anemia, devido a pequenas hemorragias.

Escorbuto


O escorbuto é uma doença que resulta da falta de frutas e vegetais frescos e do excesso da carne e do peixe salgado, neste caso, por parte dos navegantes.
Sendo esta uma “doença crua e feia”, está Gama a narrá-la ao Rei de Melinde e refere que, para além do desânimo e do cansaço, foi o que mais afectou a tripulação, pois o desenlace desta doença que atingia os tripulantes era a morte.

Incidência de doenças de pele e nos olhos aumenta entre os pescadores devido à falta de cuidados


Com a ajuda do mar e dos ventos, eles fazem da actividade uma profissão, com o passar do tempo a exposição ao sol, o contacto com os animais e as plantas marinhas e a falta de cuidados resultam no aparecimento de doenças de pele e olhos que comprometem a qualidade de vida e o desempenho dos senhores do mar.

Alcoolismo


O alcoolismo é geralmente definido como o consumo consistente e excessivo de bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa. O alcoolismo é um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais traz prejuízos. Com excepção do tabaco, o alcoolismo é um vicio em todo mundo.

Os pescadores para se manterem quentes em alto-mar bebem bebidas alcoólicas, que por vezes, pode levar a morte no mar.